Potencial de doações do Imposto de Renda e fechamento da agência da Receita Federal são temas de reunião em Caxias do Sul
No dia 06 de abril, o presidente da CIC de Nova Prata, Lucas Holderle e o Vereador Magnos Spagnol - Kuki Magnos Spagnol em uma proveitosa reunião com o Delegado Regional da Receita Federal, Sr. Nilson Sommavilla Primo e o Delegado Adjunto Sr. Valmor Lazzari, na qual foinentregue um documento assinado pela Associação dos Contabilistas, CIC, CDL e Sindilojas de Nova Prata, pedindo a manutenção das atividades da Receita Federal em Veranópolis.
Boatos davam conta que ela seria fechada, o que afetaria a população de toda nossa região, inclusive de Nova Prata, por isso a preocupação dos pratenses: se isso viesse a ocorrer, os contribuintes teriam de se deslocar à Bento Gonçalves para ter atendimento.
Foi informado que haverão mudanças, pois a Receita está passando por uma reformulação e boa parte de suas agências serão transformadas em postos de atendimento, mas que, em tese, isso não deve afetar os contribuintes. A RECEITA FEDERAL CONTINUARÁ ATENDENDO NORMALMENTE, porém alguns serviços serão recebidos no posto de Veranópolis e remetidos eletronicamente para Bento Gonçalves ou Caxias do Sul a fim de serem efetuados.
Outro aspecto abordado foi a questão da doação de imposto de renda que as pessoas podem fazer às entidades que trabalham com crianças e adolescentes. Ela pode ser feita por quem entrega a declaração completa este mês. Os delegados nos passaram alguns dados interessantes:
Das 5.658 declarações de renda entregues por contribuintes de Nova Prata em 2017, 1.657 poderiam ter doado. R$ 602.748,28 é o valor total que poderia ter sido doado. Deste montante concretizou-se apenas R$ 64.133,93, pouco mais de 10% de nosso potencial. Este é praticamente o mesmo percentual de doações feito por Veranópolis e Caxias do Sul, porém ainda tem-se um grande horizonte para avançar: É MAIS DE MEIO MILHÃO DE REAIS QUE PODERIA FICAR PARA AS ENTIDADES DE NOVA PRATA E ACABA INDO PARA OS COFRES DO GOVERNO FEDERAL.
A previsão para 2018 é que 5.799 pessoas entreguem declarações de imposto de renda da pessoa física em Nova Prata, destas, apenas 1.013 tinha feito a entrega até o final de março.
Fonte: Magnos Spagnol